história dos juramentos

História do Batizado e seus Juramentos

Olá, depois de muito tempo sem postar nada aqui voltamos!!! Devemos tentar agora novamente ter uma certa Regularidade nos textos, começaremos pelos Juramentos das Ciências Sociais. Em primeiro lugar gostaria de fazer um breve histórico sobre os mesmo e o porque de divulgá-los aqui neste espaço.

O primeiro batizado das ciências sociais nestes moldes ocorreu no ano de 2001. Por ocasião de acharmos que o nosso curso precisava de uma cara mais “definida” e de uma festa que fosse própria.  Nos anos anteriores nossos veteranos nos levavam até a Biblioteca, até o quinto piso, lá em frente à sala do Florestan Fernades eram feitos os juramentos. Que eram feitos na hora, o negocio consistia em colocar um bixo sobre uma cadeira e ele repetia o que o veterano falava com uma mão sobre um dos livros dos autores. Isto foi assim até 2000. Este juramento era feito no dia do trote, depois de uma conversa entre todos os integrantes do C.A daquele ano (Dom Quixote cso 99, Danilo Morais cso 00, Samuel cso 00, Varetinha cso 00, Baiano (herivelton) cso 99, Bernardo cso 98, Fabiane cso 99)  achamos era preciso tirar o juramento deste dia porque atrasava muito os bixos, para poder fazer o pedágio. Ao mesmo tempo queríamos uma festa diferente para o nosso curso, para além da festa da cervejada.

Mas que tivesse uma dimensão mais simbólica, que lembrasse o que somos a nossa diferença em relação aos outros cursos. Contudo, havia a intenção de fazer uma aproximação entre os bixos e os veteranos. Este era o objetivo desta festa. Era para nos divertir e para divertir nossos bixos com uma forma de recepção diferente daquelas que ocorriam em outros cursos. A idéia dos moldes nos quais se dá a festa hoje surgiu depois que nós pudemos ver por acaso a forma como a Terapia Ocupacional fazia o seu batizado. De imediato a festa foi um sucesso dentro do curso e ganhou ressonância no Campus, coisa que nunca pensamos. Esta primeira realização ocorreu na República Popular de Marisales. Naquele presente ano quase todos os moradores da casa eram integrante do Centro Acadêmico. No ano seguinte a Festa passou a ser realizada onde foi até este ano, na República Popular Barravento, nossa casa irmã. No ano de 2002, quase todos desta casa já eram do Centro Acadêmico, nós havíamos ido para o DCE, na primeira gestão proporcional (Chapa Nem todos os Gatos São Pardos). No mais os juramentos foram escolhidos com naturalidade, resolvemos  homenagear os autores que aqui em São Carlos mais representam este curso.

O Juramento do Marx original, foi escrito pelo Samuel (cso 2000). Foi entoado apenas no entanto até o ano de 2004 quando sumiu e ninguém mais viu ele. Em função disso o Mesmo reescreveu este Juramento, sendo este que foi agora este ano entoado lá na barravento. O Juramento do Weber fora escrito por Danilo Morais (cso 2000), sofreu apenas uma atualização este ano, até ano passado como exemplos de Dominção Carismática era dado o nome de Sandro (cso 1996), da Burocrática a Camila (cso 2000) (ex-cordenadora Geral do Centro acadêmico gestão 2002-2003), e de Tradicional era dado o nome de Jonas (cso 1993). Como nem todos conhecem estas pessoas passamos outros nomes para o juramento. O Juramento do Durkheim fora escrito em 2001 por Peru (cso 1999), sofreu uma atualização este ano, mas foi pouca coisa. Já o Juramento do Leví-Strauss fora escrito por Dom Quixote (cso 1999) igualmente no ano de 2001. e igualmente recebeu uma atualização para contemplar os companheiros que não trocam mulheres mas mesmo assim cumprem a proibição do Incesto (que é o que Importa).

Deste então tem sido isto, esperamos que esta tradição continue. divulgo abaixo os textos para que todos possam vê-los e que neste local fique como registro para os próximos anos!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s