Termina o arco “Ilha das Aranhas” – Uma análise da atual fase de Homem-Aranha

ilha das aranhasColeciono a Revista desde quando a responsável pela edição era a Abril. Coube a esta editora publicar nas revistas do Aranha a famigerada “Saga dos Clones”. Considerada por muitos como sendo a pior fase da história da personagem. Eu, pessoalmente, acho o atual momento o pior.

O problema objetivo é que a personagem se encontra sem rumo com idas e vindas a muito tempo. Tendo sua cronologia, mexida, trocada, apagada (completa ou parcialmente).  Bom, o engraçado é que os apagamentos são seletivos. Aqui em ” Ilha das Aranhas” temos a volta do Vilão Chacal e do Clone renegado de Peter, “Kaine”, mas não temos a volta de Ben Reilly.

Completamente incoerente com a sequência que o personagem teve em sua cronologia, mais ainda com as consequências da saga “Um novo dia”. Onde as informações sobre Peter Parker foram apagadas das mentes das outras personagens, reformulando e descartando as histórias que surgiram a partir da “Guerra Civil”.

Os Arcos são tão controversos que a cada substituição de roterista as mudanças (na cronologia ou na própria personagem) fossem completamente abandonadas, e isso começa com a “Saga dos Clones”.

Foram descartados o nascimento da filha de Peter e Mary Jane (simplesmente sumiram qualquer referência inclusive em relação a sua suposta morte), as duas mortes da Tia May! as próprias consequências dos atos tomados pela personagem ao revelar sua identidade secreta. A morte e renascimento de Peter Parker com novos poderes…a lista é grande.

Até mesmo o famigerado acordo entre Mefisto, Peter e Mary Jane passou por reformulação! duas vezes!  A história em que Dr estranho substitui Mefisto como responsável pelo apagamento das “mentes” é sofrível. O que dizer da volta de Harry Osborn? Octopus? Abutre? que acontecem como consequência do rebot dado na cronologia.

Bom, se é verdade que as histórias do Homem-Aranha pioraram cada vez mais, é verdade também que as dos Vingadores melhoraram infinitamente. Aqui cabe dizer que existe uma distancia abissal da personagem que está com os Vingadores e aquela que aparece na revista mensal. Acho que a mesma análise vale para Wolverine. Não parece ser as mesmas personagens.

Ilha das Aranhas possui diversas incoerências, e foi dificil ler até o fim, não vou abordar os problemas de roteiro, acho que o texto do site Terra 616 já faz isso de forma consistente. Queria abordar outro aspecto – o excesso de personagens e o superficialização das mesmas.

A superficialização é uma caracteristica já desde “Um Novo Dia” , mas aqui em “Ilha das Aranhas” alcança proporções extremas, o que é aquele Demolidor que aparece de forma muito apagada e infantilizado? personagens como Luke Cage e Punho de Ferro, que em outros momentos mereceram clássicos! como pode? mas bom, sem me estender acho que a atual fase deve apenas piorar.

As noticias de Homem-Aranha Superior e de Marvel Now, as séries que vem depois, serão apenas a continuação de um processo mais antigo e mais profundo. Toda a profundidade que as personagens ligadas aos personagens possuíam vem sendo apagadas e substituidas por versões mais plainas e menos complexas.

Realmente a Marvel necessita de mais qualidade em seus roteiros e escapar aos lugares comuns e a repetição de velhas formulas (morte de personagens, reviravoltas na cronologia) etc. Embora as informações sobre a quebra de recordes frequentes na venda de revistas lá nos E.U.A me faz crer que nada mudará neste processo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s