O que espero de Ventos de Inverno – Varys, Mindinho e Lord Corvo de Sangue

corvo de sangue

Todas as pessoas que são fãs dos livros devem estar com o mesmo sentimento que eu agora. Todxs devem estar como eu ansiosxs  por ver a notícia de que o livro finalmente foi terminado. Enquanto isso o que tem para hoje  é ver podcasts e canais no Youtube. Vi vários muito legais sobre teorias ou analisando os livros e a série. Recomendo muito porque é uma diversão muito legal fazer isso.

Principalmente os da Carol Moreira e Mikannn que discutem de forma muito legal os temas. Gosto dos sites Game Of Thrones BR e de um outro que eu achei sem querer chamado Drunk Wookie.

Vou tentar fazer uma análise um pouco diferente das que vi e li. Sem fazer citações com partes do texto vou tentar expor minha visão procurando jogar luz sobre questões presente no texto.

No caso vou defender aqui que existe um jogo entre três players diferentes: Mindinho, Lord Corvo de Sangue e Lord Varys.

Por isso a partir daqui há spoilers dos livros e série.

O papel de Varys

Existe diferenças entre os livros e a série como as pessoas sabem, e isso para mim é a fonte de muitos problemas. Vou começar pelas “faltas”, as personagens que não existem na série. Vou fazer isso sem uma lógica, sem respeitar a ordem de aparecimento da série. O primeiro que quero comentar é a não existência das personagens Griff e jovem Griff. Isso faz muita diferença porque o arco leva a conquista de Pedra do Dragão pela dupla com a ajuda da Companhia Dourada. O que significa que um pretendente ao trono retornou a Westeros.

Acho significativo lembrar que a Companhia Dourada teve como comandante AçoAmargo, que retorna pela primeira vez ao continente que deixou. O que é muito simbólico pois se entendi os crânios dos antigos comandantes são carregados pelo exército. Então um Blackfyre simbolicamente entra em Pedra do Dragão. E antes disso chega a Poleiro do Grifo.

Para mim isso simplifica a série entorta o arco de Varys. Existem diversas teorias sobre as motivações dessa personagem. Em todo caso, o que sabemos é que Aegon Targaryen (jovem Griff) é no mínimo  protegido dessa personagem e de seu amigo em Essos (Mopatis). A existência dessas personagens além de deixar mais complexo entender as motivações de Varys nos faz duvidar sobre quem é, ou quem são, os Targaryens vivos.

Isso porque sabemos que Illyrio Mopatis ser a pessoa que protege os irmãos Vyseris e Daenerys, pelo menos por um tempo, por outro essa personagem é a arranjador do primeiro casamento de Dany.

Ou seja: a fuga de Porto Real teve a participação de Varys.

Por outro lado nós também sabemos que ele está envolvido no acordo de casamento entre Quentyn Martell com Daenerys. O que em si é uma conspiração diferente de manter vivo os Targaryens reconhecidos como reais. E que não se misturam, uma vez que Dorne não sabe sobre os acontecimentos em Essos, muito provavelmente porque as informações não são repassadas por Varys.

Nesse sentido, há a conspiração original para manter vivos os filhos de Aerys II e uma segunda por conspirar com Dorne. Há uma teoria que supõe que Aegon, o jovem Griff, seria na verdade o último descendente da casa Blackfyre. Contudo, quero com isso dizer que tudo isso faz que nós não saibamos quem é Varys verdadeiramente e não saibamos suas reais intenções.

Quem leu o livro sabe que Varys mata Kevan Lannister, mantendo o reino sem uma direção, ou uma Mão do Rei compatível com o cargo. Assim mantendo a disputa dentro do pequeno conselho entre os Lannister e os Tyrell.

Esses são os fatos que nos dificultam compreender o sentido das ações da personagem. Sem isso a série dá um tiro no pé. Pois vai ser necessário mudar completamente o arco da personagem pois ele não tem um exército ao qual manipula ou influência.

A segunda falta é a Quentyn Martell na série.

Isso retira o acordo de Varys e Dorne, com Doran Martell. Isso empobrece o arco de Dorne consequentemente. Simplifica a espinha dorsal dessa conspiração. Só posso crer que a transposição de Varys para o arco de Tyrion talvez seja a transposição de tudo isso para esse Arco.

Neste sentido, não existe na série a aliança com Lord Coninngton e a Companhia Dourada. Não há a manipulação de Dorne, colocando esse a ser serviço, nem há a casa Blackfyre.

Isso sem contar que a suposta existencia de Aegon (jovem Griff) significa que Varys o manteve escondido de Doran Martell que seria seu tio. Por outro lado, retira também a possibilidade deste saber sobre seu sobrinho. O que provavelmente vai acontecer em “Ventos de Inverno”. Isso implica que Dorne pode se colocar contra o trono e entrar por outro flanco na guerra contra o Trono de ferro.

A outros dois fatos. Sabemos que Varys jogava Aerys contra Rhaegar. Ao mesmo tempo que sabemos que, na minha opinião, Varys no mínimo criou as possibilidades de Tyrion matar Tywin. Seá que ele agiu a favor dos Blackfyre eliminando um jogador de peso? ou será que ele agiu a favor dos Targaryen ajudando uma de suas cabeças?

Não saberemos pois essa suspeita não vai existir pois o plot será completamente da série.

Isso sem falar que taticamente Varys influência um exército ao norte de Porto Real (Companhia Dourada) e outro ao Sul (Dorne). Sendo esse último já sedento por ir a guerra.

A minha opinião é que Varys não joga a favor dos Targaryen, e sim dos Blackfyre. Principalmente porque há outro personagem representante dos interesses Targaryen.

Minha teoria sobre Varys: suas motivações e antagonistas

Há um jogo entre três personagens. E isso se perde com as mudanças na série. No caso há uma oposição entre Varys e Mindinho.

O primeiro está totalmente envolvido com os Targaryen. Ele salva os filhos do Aerys II, ao menos tempo sabemos por Barristan Selmy que o mesmo alimentava a paranoia do rei louco contra seu próprio filho, alimentando a desorganização do reino. Ao mesmo tempo está envolvido com a conspiração com Dorne, envolvendo Daenerys e não Aegon.

E ainda, qual é a real relação entre Varys e Illyrio Mopatis? Penso que pelo menos um dos dois seja da Casa Blackfyre. Mas que mantém os Targaryen na mão, ou pensam que os tem na mão, para jogar com os mesmos.

Questões abertas: Varys quer ter pretendentes na mão para usa-los e necessário? Ele levou Daeneys e seu irmão para os Dothraki para afastá-los de Westeros? Se Aegon for mesmo um Blackfyre ou se for uma marionete que implicação isso tem?

Mopatis se mostrou tanto na série tanto nos  livros um grande conhecedor da cultura dos Dothraki para não saber que esses tinham medo de navegar pelo mar. O que significa que a promessa feita a Viserys nunca poderia ser paga.

Bom, por outro lado sabemos que Mormont não sabe as reais intenções de Varys ao passar informações a esse. Ao mesmo tempo que Martell também sabe apenas parte de suas intenções. como disse acima.

Vou deixar de lado isso, por enquanto, e passar para quem eu considero como sendo o player que mais se opõe a Varys.

Tenho na minha mente que Mindinho é o maior opositor da Casa Targaryen. Sendo por sua vez o maior opositor da casa Stark – seu inimigo oculto.

Os motivos políticos, sobre o porque ele joga contra, é que para mim continua nebuloso, nada do que foi mostrado até agora, ou que li sobre isso me mostra porque toma partido contrário aos Targaryen em especial.

Entretanto, Mindinho foi o real motivador da derrocada da casa Stark, sendo diretamente responsável pela morte de Eddard Stark. Responsável pela morte de Arryn, e por jogar os Lannister contra os Stark. Até agora sabemos que seus motivos em relação a essa casa são também passionais. Há a humilhação frente Brandon Stark ao disputar a mão de Catelyn Tully, posteriormente o desprezo por parte do pai de Catelyn em relação ao mesmo, sabemos também que ele é o responsável por Lisa Tully se casar com Arryn, mesmo que indiretamente.

Estrategicamente ele mantém o Vale de Arryn fora da Guerra impedindo seu apoio a Robb Stark e tirando um lugar de segurança para essa Casa. Um site que gosto muito desenvolveu uma teoria  de que Mindinho almeja o Norte. Nesse sentido, o jogo com Sansa Stark envolve que no fim ele seja seu marido. De certa forma ele vai se casaria com uma “parte” de sua “amada”, seria uma espécie de compensação psicológica pela sua frustração original. Ao mesmo tempo uma vingança contra Hoster Tully (avô de Sansa) e aos Stark que tiraram a possibilidade do casamento que sonhava.

Temos aqui uma motivação emocional e psicológica para um sentido da ação da personagem. Resta saber porque a volta dos Targaryen ao trono incomoda a personagem. A desorganização do Reino é necessária para alcançar os fins desejados? Acredito que isso fez parte da estratégia, mas não é um fim em si mesmo. Provavelmente a personagem sabe mais de Varys e suas intenções com a volta dos Targaryen pelo menos. O que o coloca do lado oposto também é que os Lannister e a Jardim de Cima devem favores a ele. Duas casas que representam o poder econômico e militar, e nesse momento político.

Nesse momento os Lannister detém o poder sobre o trono, e os Tyrell são seus aliados táticos. Ainda que com forte tensão entre as casas.

Na minha opinião há ai uma questão de poder, ser o grande Lord acima das terras do Tridente e a Leste.

O site que cito abaixo lembra-nos da origem Bravosi da personagem. Será que ele seria um agente de desorganização do Banco de ferro? Questão a se pensar. Falta elementos para sustentar esse pensamento.

Em todo caso está desenhado que os Frey vão perder o controle de Correrrio. Nesse sentido haverá nova sublevação do Tridente. Isso atrapalha seus planos tanto quanto a derrota dos Bolton na guerra do Norte.

Acho que aqui cabe fazer uma aparte.  A luta entre Ramsey Bolton e Jon Stark (?), a já intitulada “Guerra dos Grandes Bastardos”, para mim essa batalha faz um paralelo entre a luta entre AçoAmargo e Brynden Rivers – o Lord Corvo de Sangue. Abrindo a vitória Targaryen. O que para mim é o que vai acontecer novamente. As cabeças do Dragão estarão em Dança quando isso acontecer, em lados diferentes. Por enquanto.

Voltando, acho que mindinho precisa rapidamente dar um fim a guerra do Norte, e é isso que vamos ver ele tentar fazer na sexta temporada.

Aqui está o link para a teoria sobre Mindinho:

http://drunkwookie.com.br/mindinho/

A terceira personagem é Lord Corvo de Sangue. Esse sim joga a favor da Casa Targaryen. Todas as suas ações ao mesmo tempo que ajudam o surgimento do maior vidente verde (Bran Stark), ajudaram muitas vezes Jon Snow. Então seria ele por trás do corvo do velho urso na muralha, que teria levado a Loba para dar a luz em Winterfell, e em diversos outros momentos ele parece contribuir para Jon. No caso para mim além da motivação religiosa que une ele aos “antigos homens” está em usar Bran para ater acesso ao passado que não é acessível a ninguém. No entanto, Bran pode ser a chave para difundir um segredo tão bem guardado como a origem de Jon. Por conseguinte, os interesses da Casa Stark são um meio para atingir esse fim. Os integrantes dessa família tem por sinal as condições para lutar contra os “caminhantes brancos”. Desta forma os interesses das “duas Casas” (falo aqui entre aspas porque nesse momento as casas se encontram “desmontadas”).

Se Jon Snow for filho de Rhaegar Targaryen isso significa que ele é o “príncipe prometido” de sua Casa. Teria a coincidência de ambos serem bastardos legitimados. Espero que o desenvolvimento das coisas leve a isso pelo menos.  Portanto, acredito que Ramsey morre na próxima temporada. Não Obstante, como príncipe herdeiro do trono, e muito provavelmente sendo ele o herdeiro de Robb Stark, sendo legitimado por esse, coloca Jon no mínimo como herdeiro do Norte. Isso explicaria a ajuda que Lord Corvo negro deu a Jon. Para finalizar a razão última é a recondução de sua casa ao trono de ferro.

Se Jon for “apenas” legítimo senhor do Norte, e se Bran for seu aliado na luta contra os Caminhantes Brancos, e se Rickon vier a ser o Senhor de Winterfell, isso em si já seria o bastante para opor as duas personagens. Ainda não sabemos qual vai ser a participação da Casa Reed nisso ainda. Mas acredito que será central no próximo livro.

A questão é Mindinho essa personagem desconhece completamente a participação de Brynden Rives no jogo dos tronos.

Assim como Varys. O retorno simbólico de AçoAmargo com a Companhia Dourada e um falso pretendente já seria motivo o suficiente para uma oposição. Mas acredito que Corvo de Sangue poderia saber se Varys é um Blackfyre ou se apenas joga por esses. Em todo caso os Stark por seu poder são essenciais para seus objetivos. Desnudar o passado de Jon será sua grande tacada a favor de sua Casa.

Finalizando, as intenções de Lord Corvo de Sangue nos são desconhecidas. Contudo, podemos ver o sentido do seu jogo. Pessoalmente os contos de Dunk e Egg me mostram que essa personagem foi profundamente injustiçada. Entretanto, veremos na próxima temporada uma participação maior dessa personagem nem que seja apenas como mentor de Bran.

Segue abaixo a tese sobre Bryden Rivers do site Drunk Wookie. Discordo apenas do que o texto pensa ser as motivações dessa personagem. Acredito que esse tem uma estória muito própria e pouco aproveitada na série.

http://drunkwookie.com.br/brynden3/

Possível diferença entre Livro e Série na sexta temporada

Já disse acima que o plot real de Varys foi eliminado. O que significa também tirar uma parte do arco de Dorne.

Dorne por sua vez não tem relação com Daenerys, e nem com o

Me parece que o arco do Vale de Arryn foi alterado de forma que a participação das Casas do Leste será feita através da Casa Bolton. O que é muito esquisito. Em todo caso empobrece a trajetória de Mindinho.

Como vimos Stannis foi retirado também da sexta temporada. Para mim isso muda o fato que sem essa personagem não haverá porque ter Rickon Stark. Já vimos que é possível que essa personagem morra. Acho que isso faz sentido na série porque Stannis vai ser o agente desse reintrodução dessa personagem, se ele está morto então não tem mais porque levar em diante esse arco.

Desta forma o arco será apenas de Jon, simplificando a estória assim. Os Manderly vão entrar direto apenas na guerra do Norte sem mediações através de Rickon Stark.

Penso que a morte de Myrcella Lannister teve o mesmo objetivo. Criando um motivo para a guerra com Porto Real. Uma vez que Aegon não existe para fazer essa função.

Uma forma de fazer diferente também seria revelar primeiro a forma como Jon volta e se legitima como Stark  e no fim da temporada mostrá-lo como legítimo herdeiro Targaryen. Pelo menos é assim que eu faria. Mas acho que não será feito assim, suspeito eu.

Essas simplificações para mim tem em vista que só haverá mais uma temporada, a sétima. Desta forma a Guerra de Bastidores entre essas três personagens na série fica reduzida a apenas uma diferença entre Mindinho e os Stark. Uma vez que os demais arcos foram retirados da série.

Pelo menos eu penso assim e vocês?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s